Customi-Zip / L'EAU design

Customi-Zip / L'EAU design - Mais Imagens+ 26

Gwacheon-si, Coreia do Sul
  • Arquitetos: L'EAU design; L'EAU design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  560
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Park Wan-soon
© Park Wan-soon

Descrição enviada pela equipe de projeto. Atualmente, as pessoas de maneira geral buscam por produtos exclusivos. Produtos que forneçam elementos personalizados para desmontar e remontar em combinações diferentes. Como resultado, o produto personalizado é gerado pelo gosto pessoal dos usuários. No caso de customização de produtos, normalmente o fabricante ou artesão produz peças a pedido do cliente, porém parecia que estavam se concentrando, apenas, em mudar a aparência desses produtos. 

© Park Wan-soon

Hoje, estamos em uma época que requer uma casa própria, um estilo de vida próprio, estilos individualizados. A arquitetura, especialmente o ato de customizar uma residência, não é muito fácil. Isso porque alterar apenas o exterior mostra-se pouco significativo na vida diária. O limite se mantém igual ainda que a disposição de cada dormitório mude, por exemplo. A casa deveria estar aberta a possibilidades inesperadas em estrutura, que poderiam ser recombinadas em si mesmas de acordo com o movimento dos membros da família, e reestruturada em termos de padrão de uso de acordo com o gosto individual.

© Park Wan-soon

Uma casa que nós, pessoas modernas, cansadas da cultura de apartamentos possamos concentrar o ambiente individual pouco familiar. Concisamente, uma residência onde possamos romper com a vida diária todos os dias, seria uma casa que permite a autocuradoria da circulação repetitiva e gerar padrões pouco familiares. Não podemos construir nosso próprio estilo de vida e diversas situações simplesmente dispondo dormitórios com uma jaula onde se confina a ordem lógico-espacial. 

Diagrama

1. Living Flex_Uma casa com retalhos de rotas desconhecidas

A vida diária repetitiva em inumeráveis apartamentos na cidade é cômoda e familiar para a maioria de pessoas. Contudo, as pessoas modernas, que começaram a decidir a vida dirigida por si mesmos, começaram a necessitar que a residência seja otimizada de acordo a sua seleção pessoal a todo momento. Estamos tratando de inserir programas individualizados geralmente desconhecidos para as pessoas, junto a funções indispensáveis na casa. O conflito dispare das funções novas fixas e programas desconhecidos proporcionou à vida diária estes fragmentos da rotina familiar repetitiva de circulação a atividades novas desconhecidas.

© Park Wan-soon

2. Residência da vida diária desviada

Pelo menos uma vez, todos sonham em romper a rotina. Porém, é difícil executar esse desvio em nossa vida diária. Além disso, ficamos atordoados quanto enfrentamos desvios inesperados ou não planejados. Até agora, burlávamos uma casa com um exterior charmoso e funções cômodas, e estávamos acostumados a viver a vida cotidiana proposta pela casa, ao invés da nossa própria. Uma casa que permite aos indivíduos que estão acostumados à cultura de apartamento a mediar seu próprio ambiente e desviar-se, seria uma casa onde o proprietário dirige a circulação da rotina diária e completa a casa com seu próprio padrão de vida.

Diagrama

3. Aceitação irrestrita do programa

O apartamento que homogeniza o padrão de vida de diferentes indivíduos através de unidades padrão empilhadas verticalmente, é uma gaiola mais elegante que um espaço residencial. Em nossas vidas, a edição da aparência não tem valor. É necessário preparar um lugar com os ajustes de programas possíveis ilimitados para programar a vida diária segundo nossa própria individualidade.

© Park Wan-soon

4. Auto Curadoria

Apartamentos racionais produzidos em massa que dividem o espaço simplesmente em dormitórios, sala e cozinha, sem considerar o estilo de vida dos residentes, tem um limite nesta situação moderna sempre em mudança. Agora, a casa deveria ser diferente do apartamento que simplesmente divide níveis e aplica determinadas funções. Precisamos preparar uma estrutura lógica de habitação com uma organização abundante do espaço, onde se lide com o exterior para permitir que os membros da família possam contar suas histórias de acordo com seus humores a cada manhã, e que as pessoas possam juntar-se casualmente em diferentes padrões. Neste espaço, eles são os diretores que editam suas vidas diárias de acordo com seus próprios padrões de vida e os reconstituem no espaço arquitetônico como um cenário.

Corte

5. Mediação em corte do movimento temporal

As pessoas se comportam naturalmente de maneira inesperada em uma composição organizada de elementos arquitetônicos, tais como a altura do pavimento, a parede vertical, as escadas. Se mantivermos a rotina diária em ritmo regular em uma casa que só considera as demandas funcionais, sem nenhuma composição arquitetônica, só haverá aborrecimento indiferente. Na composição das escadas em corte, a diferença de altura do pavimento e os espaços com diferentes relações interior/exterior, propõe-se uma composição aberta que pode ser auto-construída pelo movimento casual dos membros da família, como nadar, sentar, descansar e estar junto.

© Park Wan-soon

6. A casa muda com o tempo

De acordo com os programas da casa, ao longo do dia o ambiente requerido é diferente. Precisamos nos levantar nos sentindo frescos, com luz matinal entrando no dormitório, e tomar uma xícara de chá com uma atmosfera cômoda pela tarde. Além disso, uma atmosfera silenciosa e pacífica é necessária pela noite, quando os membros da família jogam jogos juntos. Por isso, a casa não pode ser construída de acordo com uma demanda funcional simples, como orientar-se a sul e bloquear o norte. A comunicação com o ambiente externo deveria ser maximizada ao refletir o desenho em elevação e corte, que reponde às demandas de todas as direções de dia e de noite. O marco físico de concreto da casa será um cenário de possibilidades mutáveis, em várias formas por uma relação com o ambiente externo, de acordo com o período diurno e as atividades dos residentes.

© Park Wan-soon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Customi-Zip / L'EAU design" [Customi-Zip / L'EAU design] 17 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770192/customi-zip-leau-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.